Afiando o Machado - Parte 2: Personal Wiki + Úteis
Já faz algum tempo que não posto sobre produtividade e velocidade. Quanto mais obrigações tenho, mais tenho dedicado meu tempo ao “afiamento do machado”, literalmente dedicando blocos de tempo específicos para aprender a usar melhor minhas ferramentas e melhorar minhas rotinas de trabalho, aprendendo um atalho novo por aqui e outro macete por ali…
Enfim, hoje vou falar do meu hack preferido, a Wiki pessoal. As pessoas parecem ter ficado malucas nos últimos tempos por arquivos de texto, especialmente pelo app Obsidian, que parece ser a bola da vez da produtividade e consegue inclusive criar algo como um “segundo cérebro”.
Acho desnecessário usar especificamente o Obsidian, já utilizei esse app e não tem nada demais comparado com outros aplicativos de texto. Em geral, você pode usar o VSCode, SublimeText, Vim, Nvim ou qualquer coisa a que você se adapte. O importante é você saber os comandos básicos do seu editor de texto e navegar facilmente nos arquivos. Então vamos lá para o passo 2.
Aprender a Utilizar MD - Markdown
O segundo passo é aprender a utilizar o Markdown ou qualquer tipo de texto que você depois possa renderizar em HTML, porque vai ficar bem mais fácil você publicar suas coisas no futuro. Também há um formato chamado MDX que estou estudando, no qual você pode utilizar JavaScript para fazer coisas malucas. Mas no momento, vamos focar no MD.
Não vou ficar escrevendo e reescrevendo um manual completo aqui porque já há muito conteúdo sobre isso na internet. Se você ainda não se sentir confortável, aprenda a utilizar pelo menos um arquivo de texto TXT.
Criando Sua Wiki
A primeira coisa a fazer é estruturar suas pastas, a minha é assim:
- Daily: Arquivos diários, que utilizo dia a dia, contêm lembretes, atividades, rotinas, aprendizados, notas e, o mais importante, o arquivo UTEIS.md, sobre o qual vou falar mais adiante;
- Histórias: Local onde escrevo algumas histórias legais que acontecem na vida;
- Livros: Para escrever resumos e notas sobre livros;
- Notas da Vida: Também aprendizados, mas que tiro de outros locais, como, por exemplo, postagens e experiências de outras pessoas;
- Saúde: Anotações úteis sobre saúde;
- Travel: Viagens;
- Writing-Blogging-Videos: Também um espaço para escritas, ideias e conteúdos.
Acessando sua wiki pelo terminal
- Criar um alias no terminal em que você vai digitar “wi” para entrar na pasta da sua Wiki ou mesmo já abrir o editor de texto;
- Para configurar um alias, você vai precisar criar seu arquivo de aliases e escrever o seguinte:
alias wi="cd ~/"
alias wi="code ."
Navegando pela sua wiki pelo editor de texto
Aprenda a usar o menu de navegação. Apertando, por exemplo, no SublimeText ou no VSCode cmd + p / ctrl + p
, você vai abrir um menu pequeno, e daí é só digitar o arquivo que você quer. Muito, muito rápido e fácil.
O Arquivo Úteis
O arquivo úteis é o mais incrível que você pode imaginar: ele contém todas as informações que você precisa utilizar na sua rotina diária. CPFs, CNPJs, valor do salário mínimo e teto do INSS (se você trabalha com isso, vai usar muito). Endereços diversos, senhas de serviços básicos que você tem aquela mega preguiça de lembrar. Enfim, tudo o que você precisa no seu dia a dia.
Nesse arquivo, você vai adicionar uma linha para cada item e ir digitando.