Exemplos de Comunicação Implícita

Sempre nos dizem que a comunicação é 90% não verbal (ou algo do gênero). Até que ponto isso verdade ou mentira é difícil dizer, eu sempre achei essa história meio estranha especialmente quando eu estava cara a cara com um professor ou um palestrante e ficava pensando como seria possível esse número ser verdade?

De uma forma ou de outra, a comunicação não verbal existe, e gostaria de chama-la comunicação implicita, um assunto que acabou me chamando atenção nos últimos tempos e eu decidi falar um pouco sobre esse assunto.

Então vamos lá para exemplos práticos.

Você consulta um advogado que não consegue transformar a linguagem jurídica em termos acessíveis, que possam ser compreendidos ou ele não consegue demonstrar toda a complexidade do sistema judicial, lento, tendencioso e burocrático. Isso te comunicará a incapacidade do advogado em lidar com a comunicação em geral ou até mesmo uma forma de manipulação através de termos e jargões diversos, obfuscando a realidade. Os dois cenários são péssimos para o advogado. Especialmente para o advogado linha de frente que precisa dominar a comunicação de forma clara e sintética mesmo que isso pareça impossível. Neste vídeo eu fiquei 12 minutos falando sobre organização judiciária e esse é um preço que precisa se pagar pela comunicação efetiva.

Uma vez um médico me revelou que sempre dava a ilusão de escolha para seus pacientes. Fornecendo a eles diversas possibilidades de tratamentos, mas que já sabia e direcionaria para um determinado tratamento que ele saberia ser o melhor para o caso. Tudo bem que o médico tem extrema confiança em determinado tratamento. Mas iludir o paciente não é um comportamento legal. Então se algum médico está lhe fornecendo múltiplas escolhas com ressalvas pessoais tome cuidado porque muito provavelmente ele estará tentando te empurrar algum produto ou tratamento do qual ele tem um maior interesse pessoal do que a sua saúde. Aprenda a ler as entrelinhas da comunicação.

De uma forma menos inteligente e menos sutil, quando as pessoas querem iludir e mentir, não te darão informações claras, precisas e técnicas, tentando te deixar no vácuo da ignorância, semelhante ao exemplo do advoagdo acima. O que aconteceu comigo algum tempo atrás quando eu compareci em uma dentista que não me explicou diversos pontos do tratamento e agiu de forma evasiva sobre o funcionamento de determinada sistemática de como o processo ocorreria como se eu não fosse compreender nada do que ela falaria. Aceitar esse tipo de profissional te deixará sempre com a pulga atrás da orelha e nunca vai existir um canal de comunicação real.

Você acredita que uma pessoa é legal, que ela se relaciona com você por motivos nobres, que gosta do jeito que você é, uma amizade verdadeira. Mas quando você manifesta um interesse contrário ao dela, tudo desmorona. Ela não toma as providências que deveria tomar para atender aos seus interesses e pode ver seus pedidos até como uma afronta, postergando a prestação de informações simples e tomando atitudes contrárias ao comportamento anterior. Repare neste ponto. É importante denotar que não estamos passando por uma análise subjetiva sobre o que você considera um comportamento normal. Mas estamos considerando um comportamento prévio e posterior para tirarmos as conclusões sobre a pessoa. Desta forma, denota-se do comportamento que aquela pessoa de fato não estava agindo com as melhores intenções contigo em nenhum momento, mas utilizando de suas gentilezas para tomar proveito próprio. Quanto antes você se livrar melhor. Esse ponto fica bem óbvio quando a pessoa não respeita o princípio da reciprocidade. Quando você faz um evento e a pessoa não te convida para um evento semelhante por exemplo.

Finalmente a falta de comunicação denota o seu descaso, desleixo e desorganização. Ao não responder ou responder com muito tempo de demora uma conversa de whatsapp ou qualquer coisa parecida você demonstra desinteresse e descaso. Eu sei que todo mundo tem sua vida e suas rotinas e que essa necessidade de responsta instantânea é uma loucura total. Mas faz parte do jogo, nem que seja: Vi sua mensagem, vou responder com tempo mais tarde ou qualquer coisa assim.

Esses foram apenas alguns exemplos da comunicação implícita em nossa realidade. Sabendo disso podemos agir mais conscientemente para tomarmos as ações necessárias para que nossos atos não recebam a interpretação comunicativa equivocada e também para que possamos identificar esses padrões e evitar a contratação de pessoas que possuem esse tipo de comunicação.