Pílulas de Aprendizado sobre UX
Não existe conhecimento bom sem ser compartilhado e nos últimos anos, tenho me esforçado para aprender e compartilhar mais ao invés de ficar acumulando centenas e centenas de arquivos .md no meu computador.
Além das 8 regras de ouro da interface, me chamou a atenção esse guia de como sobreviver sem um designer profissional nos primórdios da sua startup, e é um momento que tenho passado com o procstudio.
Não é que eu não valorize o profissional, mas, simplesmente, não tenho orçamento para isso e dependo de freelancers que nem sempre possuem a melhor qualificação ou disponibilidade para realizar o serviço.
Enfim, vamos aos trancos e barrancos na luta para crescer e transformar esse sonho em realidade. Então, vamos lá para os aprendizados do dia:
-
Dar feedback instantâneo: quando o formulário apresentar erros, forneça respostas imediatas e não espere até ele clicar no botão de confirmação. A experiência do usuário é frustrante, especialmente em formulários grandes em que precisará ficar rolando de volta até achar o erro.
-
Troque botões por experiências o mais fluídas possível.
-
Proteção contra erros: se uma ação é realizada com um clique errado, por exemplo, ela deve ser facilmente desfeita (também vai de acordo com a regra 6 do design de interface).
-
Seja bem informativo quanto às mensagens de erros.
-
Apresente as regras de antemão e não espere o usuário cometê-las, ou seja, se o usuário for preencher sua senha, apresente imediatamente as regras para uma senha segura.
-
Forneça feedback progressivo, garantindo uma impressão de fluídez nas ações, mais ou menos como uma gamificação simplificada na plataforma.
Extra: no artigo ele também fala sobre plataformas que agregam vários designs de interface e você pode navegar facilmente por eles sem precisar assinar o serviço efetivo; esses serviços são PageFlows e Mobbin.
Como meu orçamento está curto e é dolorido demais para nós, brasileiros, gastarmos em dólar, acabei assinando a versão demo de 7 dias do PageFlows e gravei as telas que eu precisava para inspiração e as deixei salvas na minha máquina no formato de vídeo mesmo para referências futuras.